24 de mai. de 2015

DICAS: Como escrever uma fanfic?


OI OI PESSOAL! 
Então, desde essa febre teen com Justin Bieber, 1D (que sou pessoalmente fã), as fanfics que já existiam vieram com mais força. Só que estamos em 2015! Grandes leitoras notaram que dá pra montar uma história mais criativa e diferente do básico como uma garota que saí do país conhece o amor da vida se casa e pronto! 
Eu mesma escrevo fanfics, não que eu escreva as mil maravilhas, mas de tanto tempo escrevendo já notei alguns erros simples das pessoas que estão começando a escrever cometem (que eu já cometi e cometo as vezes), então vou dar algumas dicas, vamos lá!



1 - TENHA UMA HISTÓRIA ORIGINAL 

Sua personagem pode até ter saído do Brasil, e vai encontrar o amor da vida dela em outro país, é normal ter algum clichê na história, afinal é difícil fazer algum romance totalmente sem clichês. 
Porém não pode ter medo de imaginar, a personagem principal pode ter qualquer estilo imaginável, assim como quem ela vá se encontrar pode ter uma personalidade forte e diferente. Então o principal é uma história original, não importa se é um romance ou não, a originalidade é alma do negócio, pelo menos no enredo, quebre um pouco a cabeça, pois o resultado final tem que ser o melhor, se você mesmo gostar e ter certeza que está bom, então vai nessa!

2 - TENHA UMA BASE 

Se está em dúvida no quer para sua fanfic, uma dica boa é se basear em filmes, etc. Claramente não copiar a história completamente, se ela já existe, ninguém vai querer ver de novo. 
EXEMPLO: Seu personagem é Harry Styles, o enredo pode ser como a série divergente por exemplo, mas apenas o enredo, ou seja, suas personagens não precisam ser iguais do livro, apenas o lugar que se passa no livro/filme, pode tornar algo até original. 
Claro que essa dica é só um exemplo, criar uma história original pode ser divertido, porém criar uma história diferente encima daquilo que já existe pode muito bem ser interessante. 

3 - SINOPSE 

Faça uma sinopse que chame a atenção, cause dúvida, a curiosidade do leitor é a chave para uma boa história. 
Uma dica para criar uma boa sinopse é apenas fazer anotações de como deseja sua história, então escrever o primeiro capítulo, releia seu primeiro capítulo fazendo as mudanças que quiser, depois disso crie a sinopse, assim pode deixa-la mais detalhada e interessante.

4 - PERSONALIDADE DOS PERSONAGENS 

Seus personagens principais tem que ter uma personalidade, sendo forte ou não, mas tem que ser algo que os diferencie do resto, ou que faça o leitor se identificar. Uma dica é colocar um pouco de suas próprias qualidades em uma personagem, mas não todas, crie seu personagem em detalhes, afinal os principais que provavelmente estarão do começo ao fim da história. Então explore as qualidades e os defeitos

5 - APARÊNCIA DOS PERSONAGENS

Se vai utilizar imagem de alguma famosa, ou famoso existente entre os personagens principais, procure entre inúmeros artistas. De preferência, coloque atrizes e atores, afinal é mais fácil de achar gifs, videos entre outras imagens para o personagem. 
É legal usar uma pessoa um pouco desconhecida no mundo das fanfics, Nina Dobrev, Ashley Benson, Lucy Hale,  já são muito usadas, Zac Efron e o Ian também É CLARO QUE VOCÊ PODE CONTINUAR AS USANDO SE ACHA QUE SÃO PERFEITAS PARA O PERSONAGEM, mas se esforce para sua fanfic, pode achar outras atrizes que tem tudo haver com sua personagem, aqui vai alguns nomes. 

katerina graham - Dianna Agron - Holland Roden - Michelle Trachtenberg - Phoebe Tonkin - Molly Quinn - Aaron Johnson  - Tyler Posey - Daniel Sharman (deus)  - Joseph Morgan (AMOR DA MINHA VIDA) etc.. 


6 -  LOCAL 

Estude um pouco sobre o local onde vai se passar a fanfic, você pode acabar dando alguns furos se não souber muito sobre o local. Por exemplo, seus personagens vão a praia? Escolha algum lugar que seja banhado pelo mar, ninguém viaja umas cinco horas só pra chegar a praia. GOOGLE AJUDA MUITO! 
E outra coisa, que se você souber mais sobre o local pode te dar mais criatividade para a fanfic. 

7 - GÊNERO 

É uma fanfic criminal? Então vamos deixar algo claro, criminosos são FILHOS DA P**** eu mesma já cometi MUITO esse erro, de em um grupo de criminosos haver um que é um amorzinho. Não é assim, se são criminosos todos vão ser pelo menos um pouco malvados. 
É uma fanfic policial? Então não é porque o cara é policial que é um anjo, tem muito policial que não presta, e você poderia usar um pouco desse lado inexplorado do lado ruim da polícia. 
É uma fanfic de romance? Então CRIE o romance, pode até ser rápido, eu acredito em amor a primeira vista mas crie os motivos, o porque eles se gostam, eu já cometi esse erro, e nas minhas fanfics antigas tenho vontade de me suicidar só em ver um parágrafo. 
Moral da história, leia um pouco, pesquise sobre o gênero que vai escrever, você tem que criar sim, mas quando é algo que já existe, como criminosos, gangues etc, você não pode diferenciar totalmente.

8 - LEIA LIVROS, JORNAIS... QUALQUER COISA

Ler livros ou qualquer outra coisa é importante, não pela criatividade mas pra ajudar no outro tópico, o português! Não importa em que série está, o português é importante, muitos erros cansam qualquer leitor, desde uma pessoa de 11 anos a uma de 23. Além de que ler abre sua mente para novas palavras, e é importante ter um vocabulário amplo quando escreve. 

9 - MEÇA SEU PORTUGUÊS, PARÇA (haha, como sou engraçada bora pro praça é nossa) 

ISSO É IMPORTANTÍSSIMO! Eu odeio reler o que eu escrevi, sou super ansiosa pra postar, então acabo postando alguma merda, isso já é defeito meu, mas uma dica boa é prestar atenção, se falta algo, ou se pode mudar alguma coisa. Reler te ajuda a aprimorar seu texto. 
Não tenha medo de usar palavrões, nós falamos palavrões todo o momento, gírias também, só que no caso das gírias, tente usar aquelas que são BEM comuns, porque as vezes você é de SP e fala uma gíria que quem mora em RS não tem ideia o que você está falando, enfim, não tenha medo de usar palavrões isso é normal não é nenhum tabu, só use algo que todo mundo usa, para que todo mundo possa ler, mas não exagera.

10 - SE DIVIRTA 

Não escreva uma fanfic por obrigação, se vai escrever a fanfic tenha certeza que vai se divertir escrevendo. 
Então releia seu texto e pense se é isso mesmo que quer, afinal, se você conquistar alguns leitores eles vão querer saber o final da história! Não importa se é 1 ou 100 leitores, é mancada deixar a pessoa na mão. Eu já cometi esse erro, e é muito chato quando você cansa de escrever uma fanfic mas precisa terminar por obrigação, então escreva com vontade, e se acha que o capítulo está ruim, apague tudo e escreva outro, mais importante do que os outros gostarem é você mesmo gostar daquilo que escreveu. 


BEM É ISSO! Espero que tenham te ajudado e vocês tenham curtido! Deixe aqui um comentário sobre o que achou! Beijos - mi 

Um comentário:

  1. vlw essas dicas são otimas vou começar uma fic e essas dicas me tiraram varias duvidas :D

    ResponderExcluir

Hey! Quer deixar um cometário?
É sempre bom fazer um comentário para inspirar o autor a continuar postando.
Diga aqui sua opinião :3